Em busca de uma plataforma forte no Estado de São Paulo para alavancar seu presidenciável, o partido de Ciro Gomes deve lançar nos próximos dias o nome de Elvis Cezar ao Governo do Estado.
Cezar já era pré-candidato pelo Podemos conforme havia declarado a presidente do Partido, Renata Abreu, em 2020 durante um visita ao município de Santana de Parnaíba. Posteriormente, após o alinhamento do partido ao ex-juiz Sérgio Moro, o deputado Arthur do Val teve seu nome escolhido pelo partido. Naquele mesmo ano, o PDT já sondava o ex-prefeito de Santana, bem como o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, que chegou confirmar sua pré-candidatura ao governo pelo PDT nos bastidores, mas em 2021 acabou desistindo, deixando o caminho aberto para jovem político.
O PDT acredita que Elvis Cezar possa turbinar a campanha de Ciro Gomes a presidência da republica, uma vez que Cezar tem ótimos relacionamentos políticos e empresariais em toda região oeste da Grande São Paulo.
Saiba quem é Elvis Cezar, o candidato de Ciro Gomes (PDT) em SP:
Elvis Leonardo Cezar nasceu em 8 de junho de 1976, em Carapicuíba, e cresceu no município de Santana de Parnaíba, região metropolitana de São Paulo.
É formado em Direito pela Universidade Paulista (UNIP) e iniciou sua vida pública em 2008, quando concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador pelo município de Santana de Parnaíba.
Foi eleito com 3.114 votos e tornou-se, na ocasião, o vereador com maior número de votos no município.
Em 2012, concorreu à reeleição de vereador e foi reeleito com 3.719 votos, marca considerada a maior da história de Santana de Parnaíba.
Em 2013, se tornou presidente da Câmara Municipal e no mesmo ano assumiu de forma interina o cargo de prefeito.
Na eleição suplementar, ainda em 2013, foi eleito prefeito com mais de 36 mil votos, um total de 68,3% dos votos válidos.
Reeleição
Em 2016, foi reeleito como prefeito da cidade com mais de 38 mil votos válidos.
O munícipio também é um dos únicos do país a ter 100% iluminação de LED.
O ex-prefeito se destacou ainda como a 3ª melhor gestão fiscal do Estado.
Elvis Cezar também foi eleito presidente por três mandatos sucessivos do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Ciaoeste) e presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento de São Paulo, que contempla 39 cidades em todo o estado.
Como presidente do consórcio, Elvis conseguiu economizar com compras coletivas de remédios, trazer investidores para a região e fazer fóruns internacionais.
Aprovação recorde
Em 2020, uma pesquisa do Instituto MAS mostrou que 88,4% dos entrevistados aprovavam trabalho de Elvis na prefeitura da cidade.
Elvis chegou a ser eleito como melhor prefeito do Brasil, na época.
Elvis Cezar também construiu e inaugurou, em 2019, a primeira maternidade de Santana do Parnaíba, demanda antiga da população da cidade e de toda a região.
Após a inauguração e funcionamento da maternidade, um levantamento realizado pelo instituto Sistema de Informações de Mortalidade (SIM-SINASC), órgão ligado ao governo do estado de São Paulo, o município alcançou o menor coeficiente de mortalidade infantil dos últimos 15 anos, que foi de 4,33 a cada 100 mil habitantes.
Indicadores que superavam, na época, números de países desenvolvidos como Rússia (6,7 a cada 100 mil) e Estados Unidos (5,7 a cada 100 mil).
Em 2006, o número era de 15,45. Em 2013, a estatística ainda era altíssima (12,69 a cada cem mil habitantes).
Após a prefeitura, sob gestão de Elvis, criar programar como ‘Mão Parnaíba’ e ‘Bebê Passo-a-Passo’, os números caíram significativamente.
Ao longo de seus dois mandatos como prefeito, Elvis inseriu Santana de Parnaíba no cenário nacional, tornando-a referência em diversos indicadores.
Gestão premiada
Em sua gestão, o município alcançou índices que merecem destaques como:
• Segunda cidade mais segura do Brasil e a cidade mais segura da região metropolitana do Estado de São Paulo, por sete anos consecutivos;
• Maior crescimento percentual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017 e a única cidade que atingiu todos os índices do IDEB em 2019;
• Mais de 200 obras executadas ao longo dos seus mandatos;
• Melhor gestão fiscal pública do Brasil entre as cidades com mais de 100 mil habitantes;
• Conceito “A” em saúde pública pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo;
• Segunda melhor gestão pública do país pelo “Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal” (IFDM) e a melhor gestão pública do país entre cidades com mais de 100 mil habitantes;
• Cidade com melhor sustentabilidade fiscal do Brasil, de acordo com o Centro De Lideranças Públicas (CLP);
• Menor taxa de mortalidade infantil da história;
• Segunda melhor empregadora do Estado de São Paulo;
• Congelamento do IPTU por sete anos no município;
• Terceira melhor cidade do Brasil em Capital Humano.
Em 2020, Elvis Cezar apoiou a candidatura do então vereador Antonio Marcos Batista Pereira, conhecido como “Marcos Tonho”, que venceu as eleições com mais de 33 mil votos, 53% dos votos válidos.
O reflexo da sua administração com a do atual prefeito, Marcos Tonho, fez com que Santana de Parnaíba conquistasse mais um título: o Prêmio Band Cidades Excelentes.
O prêmio, promovido pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, foi concedido em outubro de 2021 e destacou o município em primeiro lugar na categoria Eficiência Fiscal e Transparência.
Santana do Parnaíba disputou o prêmio com cidades de todo o Estado de São Paulo que possuem mais de 100 mil habitantes.
Na ocasião, Elvis Cezar também recebeu o prêmio junto com o atual prefeito da cidade.
Escritor e apresentador
Elvis Cezar também é autor do livro “Como tornar sua cidade a melhor do Brasil” e apresentador do talk show “Brasil Que Faz”, programa da Rede TV que vai ao ar todos os domingos, às 11h45.
Na atração, o agora pedetista entrevista personalidades do mundo empresarial, artístico e político.
Na mesma emissora, comanda o programa diário “Brasil Que Faz Notícias”, exibido de segunda a sexta-feira, às 9h15.
Em novembro de 2021, Elvis foi homenageado na Câmara de Santana de Parnaíba com a Medalha 14 de Novembro por conta de suas gestões na prefeitura da cidade entre 2013 e 2020.
- Texto: Carlos André G. Martins
- Foto: Reprodução Twitter / @antonionetopdt